segunda-feira, 14 de maio de 2012

Gays no Hip-Hop

Como todos nós sabemos, o movimento Hip Hop possui várias vertentes. Podemos citar algumas delas, tais como: Hip Hop Gospel Hip Hop Feminino Hip Hop Radical Hip Hop Social Hip Hop Gangsta Diante disso, perguntamos: O que você acha da criação de uma nova vertente do Hip Hop, que teria como representante um grupo de rap formado por homossexuais chamado Gangsta G? Participe você também do debate deixando seu comentário aqui ou no site principal da CUFA.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O lançamento do Circuito Social Favela Ativa (2012)

CUFA – PR No dia 24 dia Abril, ás 19h30min, Faculdade INESUL (Instituto de Ensino Superior de Londrina), aproximado 400 pessoas entre alunos, professores e convidados presenciaram o lançamento do projeto lançamento do Circuito Social Favela Ativa, uma iniciativa da CUFA- Central Única das Favelas do Paraná com parceria: Paz Tem Voz, AMID e ONG – Fábrica da Cidadania; ambos com objetivo, promover a prevenção ao uso e abuso do crack e demais drogas, pautando os danos sociais no seio da juventude, assim levar informações que garantam a promoção dos direitos humanos e saúde, para além de uma visão somente policial ou clinicista do problema. Dentre as ações do Circuito Social Favela Ativa é realizados seminários e debates pelo estado do Paraná no intuido de promover a prevenção primaria as drogas (crack), onde exibirá também o Documentário Falcão Meninos do Trafico, realizaremos palestras e atividades culturais, esportivas e Hip Hop.

“Sabemos do efeito devastador dessa droga e não podemos mais ignorar esse assunto, e não é diferente em nosso estado! Infelizmente, temos visto o crack e outras drogas fazerem estragos na nossa juventude! Precisamos da união de todos principalmente do poder público nesta ação em relação às DROGAS, de modo geral, as drogas é mais que um caso de polícia, saúde, de segurança social, cultural… enfim… convocamos toda sociedade para refletir sobre o assunto. Amanhã, pode ser o seu filho, seu irmão, seu amigo! O crack não escolhe vitimas, mas sim as vicias.” José Antônio (Zé) CUFA PR.








sexta-feira, 4 de maio de 2012

Palha de milho e fibra de bananeira viram arte

Promovendo cidadania e inclusão social A CUFA (Central Única das Favelas) Mais uma vez se destaca na cidade de Peixoto de Azevedo MT, desta vez desenvolvendo um trabalho ecologicamente correto com os moradores do bairro Mãe de Deus, bairro com mais de 5 mil habitantes a grande maioria em desvantagens social, e onde está localizado também a sede própria da CUFA. A ação foi desenvolvida com o reaproveitamento da palha de milho e fibra de bananeira, com a parcerias do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e prefeitura Municipal. O Curso foi ministrado gratuitamente com 20 pais e alunos que já participam dos projetos da entidade, os mesmos ficaram entusiasmados com a oportunidade de aprender algo novo em suas vidas, também de mostrar suas habilidades. A duração do curso de qualificação foi de uma semana, e carga horária de 80/horas. Os participantes do curso receberão certificados reconhecido em todo território Brasileiro, das habilidades adquiridas e todas as especificações estipuladas Várias bonecas foram confeccionadas , provocando nos assistidos, que todos somos capazes de sermos protagonistas da nossa própria historia, despertando também o prazer pela arte e de enxergarmos que habilidades vem do participar praticar e principalmente não dexistir nos primeiros obstáculo. Segundo Alessandra Oliveira, participante do curso, relatou que a oficina foi bastante proveitosa, além de uma terapia, despertou a vontade de produzir algo a mais, pois estar mais confiante em si própria, e que vai reproduzir o aprendizado para família e amigos. “As coisas mais simples se tornam geniais, ficamos muitos felizes de proporcionar estes simples empreendimentos para estas famílias, pois acreditamos muitos no potencial das periferias, e todos podemos viver melhor, quando as mesmas entrarem dentro do planejamento contextual da cidade; logo novas parcerias já estão sendo articuladas, para realização de novas formações nestes territórios”….ressaltou Gerlan Mello, coordenador da instituição.

Oloruns da Arte

Grupo de teatro da Cufa Sussuarana Oloruns da Arte, realiza processo seletivo O grupo de teatro Oloruns da Arte realizará mais uma seleção para a entrada de novos integrantes, o grupo que existe desde 2005 completa 07 anos no mês de maio e passou a fazer parte da CUFA Sussuarana em outubro de 2011, o Oloruns da Arte é reconhecido por realizar trabalhos de arte educação no bairro de Sussuarana, seu espetáculo mais famos é “Onde está o seu racismo” que trata de temas do cotidiano como sexualidade, diálogo familiar, violência e principalmente o preconceito racial. lei mais em: CUFA Sussuarana

CUFA – RJ

A CUFA participou da ação promovida pela Globo Rio realizando um grande mutirão de limpeza no Morro São Carlos A CUFA – Central Única das Favelas – participou neste sábado, dia 14, do primeiro dia de ação do projeto Rio+Limpo, uma realização da Globo Rio em parceria com a Sociedade Civil, Fuzileiros Navais, Comlurb e também com a organização Rio Eu Amo eu Cuido e a CUFA – Central Única de Favelas. No primeiro dia da campanha, a ação foi voltada para o Morro do São Carlos, no Estácio, Zona Norte do Rio, e contou com a participação, além dos moradores, alguns artistas e parceiros presentes, de voluntários das comunidades do Complexo do Alemão e Fallet e Fogueteiro, que levaram os times que jogaram na Taça das Favelas. Já a Favela do Sapo, foi representando com a bateria mirim que faz parte de um projeto da CUFA em Senador Camará. Mobilizadas pela CUFA, chegaram cedo e com disposição para auxiliar no trabalho de coleta, mostrando a integração e o espírito solidário. Durante toda a manhã, o trabalho foi voltado para a coleta de lixo na comunidade e a conscientização de reciclagem e destinação do lixo. Segundo a Comlurb, foram recolhidas 82 toneladas de lixo na comunidade.

Jovens da Taça das Favelas Viajam para Madrid

Jovens da Taça das Favelas Viajam para Madrid
Chegou o grande dia! Os eleitos melhores jogadores da primeira edição da Taça das Favelas 2011/ 2012, Yasmin Justino da Silva, que jogou pela comunidade Fallet Fogueteiro na categoria feminino e Marcus Vinícius Peres Martins, que representou pelo time da Rocinha, no masculino, foram aproveitar o prêmio que receberam. Patrocinado pela P&G, através da marca Gillete, os atletas foram premiados com uma viagem a Madrid, Espanha. Além dos prêmios e troféus que receberam na final, que aconteceu no dia 11 de Fevereiro em Padre Miguel, Rio de Janeiro, de quebra ainda vão conhecer o jogador Kaká, que joga atualmente pelo Real Madrid e que acaba de sagrar-se campeão nacional da Espanha. Diretamente da Rocinha e Fallet Fogueteiro, comunidades onde moram Marcus e Yasmin, os jovens, na companhia de Celso Athayde, embarcaram no aeroporto Internacional Galeão / Tom Jobim, no Rio de Janeiro no último dia 01 de Maio de 2012 para desfrutar da premiação. A família dos jogadores foram acompanhá-los no aeroporto e como toda despedida, suas mães se emocionaram bastante. Com a diferença de fuso horário, desembarcaram na manhã do dia 02 na Espanha e já foram conhecer um pouco da cidade. E não para por aí... Ainda vêm muitas surpresas. fonte. cufa.org